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Definição - conceito:

Tampografia é um processo de impressão em que se transfere tinta de uma imagem gravada em baixo relevo em positivo (clichê), a um objeto utilizando uma borracha de silicone – tampão – daí a origem do nome tampografia, o qual se molda conforme a forma do objeto.

A tampografia viabiliza imprimir e decorar facilmente qualquer objeto: superfícies irregulares e planas, côncavas () e convexas (), em alto e baixo relevo.

Histórico da Tampografia:

A Tampografia foi utilizada inicialmente pela indústria da porcelana e relojoeira (Suissa) em processo manual, sendo que apenas nos últimos 30 a 40 anos foram criadas as primeiras máquinas para a Impressão Tampográfica, mesmo assim rudimentares e distantes das máquinas automáticas e multicores de hoje. O Tampão antigamente utilizado era de gelatina, o que constituía sérios problemas para os usuários. A superfície da gelatina porosa absorvia a tinta e não transferia na íntegra, deixando sobras e necessitando a retirada do excesso de tinta, no máximo, após 10 impressões. Sua vida útil era muito pequena.

Em 1968, surgiu a primeira máquina de Tampografia desenvolvida por Wilfried Philipp, com o objetivo de realizar impressão em relógios.

 

Aplicação:

A impressão TAMPOGRÁFICA pode ser realizada em peças compostas de termoplásticos, termofixos, metais, vidros, madeiras, couro etc. Sendo utilizada na Indústria elétrica, eletroeletrônica, brinquedos, brindes em geral, embalagens, utensílios domésticos, peças técnicas (escala métrica, termômetro, instrumentos de medição, etc.), na indústria automobilística, ótica, calçados, enfeites, aviamentos, relógios e outros.

 

Vantagens:

- Altíssima qualidade de impressão em grafismos e traços finos.

- Possibilita impressões em superfícies irregulares, côncavas, convexas, em degraus e em cavidades.

- Rápida secagem da tinta.

- Processo ecologicamente mais correto.

- Alta produtividade e versatilidade, processo de impressão contínua.

- Grande economia de tinta.

- Processso mais limpo, garantindo a integridade do produto.

   
 
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